Total de visualizações de página

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Prefeitura lança Política de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono de Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), lança, nesta quarta-feira (11.11), às 14 horas, no Salão de Atos do Paço Municipal, a Política de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono de Fortaleza. O objetivo é que, a partir das iniciativas propostas, Fortaleza seja uma cidade com baixa emissão de gases que contribuem para o efeito estufa. Na ocasião, também será assinada a Carta do Compacto dos Prefeitos, um documento do qual participam cidades do mundo inteiro, com o compromisso de desenvolver ações para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

O primeiro Inventário de Emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE) de Fortaleza foi apresentado em agosto do ano passado. Desde então, uma série de ações vêm sendo intensificadas, visando à sustentabilidade na Capital cearense. Um exemplo disso são as iniciativas da Prefeitura para incentivar modais de transporte, como ônibus ou bicicletas, que sejam alternativas à locomoção em carros individuais. O transporte foi o principal responsável pela emissão de gases, segundo o documento.

As iniciativas de redução de gases na Capital cearense contam com o apoio do ICLEI, sendo esta a principal Associação Mundial de Governos Locais e Subnacionais dedicados ao desenvolvimento sustentável, ligada à Organização das Nações Unidas (ONU). A entidade fornece às cidades estratégias de emissão de baixo carbono para incentivar incrementos na melhoria da mobilidade, habitação, drenagem, saneamento, meio ambiente e lazer.

O lançamento da Política de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono de Fortaleza e a assinatura da Carta do Compacto dos Prefeitos ocorrerão na 5ª Reunião Fórum de Mudanças Climáticas (FORCLIMA). O encontro foi instituído para debater ações mitigadoras às mudanças climáticas com diversos atores sociais.

SERVIÇO
Lançamento da Política de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono de Fortaleza e Assinatura da Carta do Compacto dos Prefeitos
Data: 11.11.2015 (quarta-feira)
Horário: 14 horas
Local: Salão de Atos do Paço Municipal de Fortaleza
Rua São José, 01 - Centro

Nenhum comentário:

Postar um comentário