Total de visualizações de página

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Plano de Arborização de Fortaleza é selecionado para Conferência do Clima das Nações Unidas

O Plano de Arborização de Fortaleza foi selecionado, entre projetos do mundo inteiro, para ser apresentado durante a Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 21), que ocorrerá de 30 de novembro a 11 de dezembro de 2015, em Paris, na França.

O Programa é uma iniciativa da Prefeitura de Fortaleza que objetiva plantar 35 mil árvores na Capital cearense até 2016. Até agora, mais de 25 mil plantios foram realizados. Além disso, 22 parques foram criados/regulamentados, a exemplo do Parque Rachel de Queiroz e Parque Lagoa da Viúva, aumentando a cobertura arbórea de 4m² para 8m² por habitante.

A participação de Fortaleza na COP 21 se deu por convite do ICLEI, a principal Associação Mundial de Governos Locais e Subnacionais dedicados ao desenvolvimento sustentável, ligada à Organização das Nações Unidas (ONU). A presença de Fortaleza no encontro mundial sobre o clima será dentro do Programa de Ações Transformadoras (TAP) que, lançado e gerido pelo ICLEI, é o resultado de um esforço efetivado por redes de governos locais, estaduais e municipais para melhorar o acesso ao capital existente para as cidades, maximizando o investimento em baixo carbono e processos de desenvolvimento e governança urbana resistente às alterações climáticas.

Com o apoio do ICLEI, o prefeito Roberto Cláudio elaborou e apresentou a Política de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono e o primeiro Inventário de Gases do Efeito Estufa (GEE). Além disso, assinou o Compacto de Prefeitos, um documento do qual participam cidades do mundo inteiro, com o compromisso de desenvolver ações para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Desde 2013, Fortaleza adota medidas para mitigar a ação humana sobre o clima, com plantios, além de estímulo à adoção de bicicletas e transporte coletivo como alternativa ao uso de carros individuais.

Na COP 21, os países participantes irão, pela primeira vez em mais de 20 anos, negociar um acordo juridicamente vinculativo e universal sobre o clima, com o objetivo de manter o aquecimento global abaixo dos 2°C. Este será o maior encontro da Organização das Nações Unidas (ONU) já realizado fora da sua sede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário