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quinta-feira, 9 de julho de 2015

Desafio SENAI de Projetos Integradores: disputa regional acontece em julho

São onze projetos unindo teoria e prática, envolvendo 44 alunos e 14 professores de diversos cursos do SENAI Jacarecanga e SENAI Maracanaú: assim é a primeira edição do Desafio SENAI de Projetos Integradores, iniciado em abril e que busca soluções de desafios envolvendo utilização da água, melhorias na mobilidade urbana, utilização de energia renovável e transformação de resíduos industriais. O Desafio SENAI tem a organização do Departamento Nacional do SENAI e a disputa regional da iniciativa será realizada no dia 16 de julho, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), onde os projetos das unidades serão oficialmente apresentados ao público e julgados por uma banca de avaliadores formada por professores do SENAI/CE e convidados.

Dessa disputa, serão escolhidos os quatro melhores projetos para a avaliação nacional, a ser realizada em Brasília/DF em setembro. No país, participam da iniciativa todos os 27 Departamentos Regionais. No Ceará, o Projeto está sendo gerenciado pela Unidade de Educação (UNED) e tem como interlocutora a gerente Priscilla Marques Carneiro, sob a coordenação de Metodologias, Currículos e Programas, com o acompanhamento do coordenador Jonas Rolim e das especialistas educacionais Valnice Lima e Camila Cunha. Nas unidades da Jacarecanga e de Maracanaú, os projetos desenvolvidos atualmente estão na etapa de montagem e testes.

No SENAI Jacarecanga, dezesseis alunos dos cursos de Soldagem, Logística, Meio Ambiente, Mecatrônica e Edificações participam de quatro desafios (veja listagem completa abaixo), com orientação dos professores Klayton Cardoso Lima, Lincon Teles, Gilmar Feitosa, Dimitrius Condogeorgos, Rafael Rodrigues, Paulo Francisco Jordão, Daniel Garrison, João Luiz Fernandes de Alcântara, Marília Feliciano Alves e João Paulo Sousa Nascimento. Os desafios também contam com o acompanhamento da coordenadora pedagógica Andrea Cristina Pereira Ribeiro.

“O Desafio SENAI Integradores se caracteriza pela interdisciplinariedade e é muito importante para o desenvolvimento dos alunos. Gera integração direta com os colegas, que podem compartilhar conhecimentos e achar soluções para os desafios propostos. Essa integração é uma união de forças que eles estão experimentando. Os alunos cuidam dos projetos e têm a responsabilidade sobre eles; os professores têm a função de apenas orientar o que está sendo desenvolvido”, explica o professor Klayton Cardoso, líder do curso Técncio Logístico.

Na unidade, os alunos aproveitam o período de intervalos das aulas para trabalhar os últimos detalhes dos projetos. “A fase mais difícil para nós foi o desenvolvimento do projeto em si, que já levou mais ou menos um mês e meio. Tivemos trabalhar com os materiais que temos à mão e isso envolve organização, conhecimento, e, principalmente, criatividade”, diz o aluno André dos Santos, do curso de Mecatrônica do SENAI Jacarecanga, e um dos membros do Desafio 2 “Medidas do consumo mensal e diário de água ou energia”.

Competências – Vinte e oito alunos do SENAI Maracanaú estão desenvolvendo sete projetos para o Desafio SENAI Integradores, com orientação dos professores Daniel Cavalcante, Mário Vasconcelos, Marco Cézar Pinto de Aragão e Jean Carlos Fernandes. Participam dos desafios alunos de Eletromecânica, Mecânica, Automação e Mecatrônica. “Também acredito que o período mais difícil do projeto foi a montagem do próprio protótipo, que envolve conhecimentos de eletrônica e mecânica. O Desafio está sendo importante porque estou também aprendendo conhecimentos de outras áreas e me aprofundando nos de Mecatrônica, que só vi em sala de aula”, diz a aluna Adriane Silva Costa, do curso de Mecatrônica, que desenvolve o projeto “Acoplamento de motor para geração de energia elétrica”.

O professor Daniel Cavalcante, da área de Eletroeletrônica, avalia que os desafios permitem que os alunos lidem com competências e circunstâncias de plano profissional, envolvendo desde a construção de protótipos e seus componentes, como também aprendam competências de outras disciplinas. “São desafios ricos. Além disso, os alunos estão trabalhando com a utilização de material reciclável para montagem dos protótipos, como garrafas pet, vigas de concreto e divisórias”, informa.

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